O Plano de Gerenciamento da Qualidade (PGQ) identifica indicadores relevantes ao projeto e determina como satisfazê-los garantindo aderência com as políticas da empresa e conformidade das entregas com seus requisitos.
O PGQ descreve como implementar os processos de controle e garantia da qualidade e a melhoria contínua dos processos tendo como base a política da qualidade da empresa e as ferramentas e padrões da qualidade relevantes ao projeto.
O PGQ também orienta como e quando as ferramentas e padrões da qualidade são usados.
O PGQ deve conter:
- Ferramentas e padrões da qualidade relevantes ao projeto;
- Procedimentos para garantir entregas em conformidade com seus requisitos;
- Critérios necessários para atender os padrões da qualidade definidos e como e quando serão verificados (checkpoint);
- Processos e procedimentos de Controle e Garantia da Qualidade e de Melhoria Contínua;
- Equipe de gerenciamento e responsabilidades.
Processos relacionados:
Saída de: |
Veja também
Exemplos de Projetos: Plano de gerenciamento da qualidadevExemplo.docx
Templates/Modelos: Plano de gerenciamento da qualidade.docx
Metodologia PMO: Planejar a qualidade
Referências Bibliográficas
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.
MONTES, Eduardo. Modelos, métodos e artefatos de projetos, 1ª Ed., Editora Senac São Paulo, 2022.