Planejar o gerenciamento das comunicações

Segundo o Guia PMBOK®, planejar o gerenciamento das comunicações é o processo de determinar as necessidades de informação das partes interessadas no projeto e definir uma abordagem de comunicação.

Com esse intuito, o GP deve:

  • Conectar as partes interessadas respondendo suas necessidades de informação, gerando confiança e entusiasmo pelo projeto e estimulando trabalho em equipe e cooperação;
  • Agilizar a tomada de decisão disponibilizando a informação certa na hora certa para as pessoas certas;
  • Garantir o alinhamento entre as pessoas disponibilizando uma documentação resumida e eficiente, o que implicará em menos discussões e conflitos.
Planejar o gerenciamento das comunicações
Planejar o gerenciamento das comunicações

Abaixo algumas das melhores práticas do processo:

  • Usar método 5W2H adaptado para análise (6W2H);
  • Adaptar a cultura e estrutura organizacional;
  • Considerar os interesses individuais e de grupo, seus conflitos e repertórios;
  • Validar o plano com os interessados;
  • Determinar mecanismos de feedback e resolução de conflitos;
  • Garantir meios adequados para resolução de problemas, distribuição de informações e controle de mudanças;
  • Usar modelos e boas práticas já validadas pelo PMO;
  • Preparar plano de comunicações já no kick-off e revisar sempre.

 

What?

O que? Qual informação

Why?

Por que? Com qual propósito

Who?

Quem é o responsável?

Who?

Para quem? Quem precisa da informação

When?

Quando serão necessárias e qual periodicidade

Where?

Onde ocorrerão ou serão armazenadas

How?

Como? Template, Procedimento, Best Practices

 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações (Guia PMBOK® 6a Edição)

 

Entradas

Ferramentas

Saídas

Termo de abertura do projeto

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Análise de requisitos da comunicação

Tecnologias de comunicações

Modelos de comunicações

Métodos de comunicação

Habilidades interpessoais e de equipe

Representação de dados

Reuniões

Plano de gerenciamento das comunicações

Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

Atualizações de documentos do projeto

 

 

 

Referências Bibliográficas

MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Comunicações: como influenciar as pessoas comunicando, 1a Ed. São Paulo; 2020.

MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

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