Métodos de comunicação

Existem inúmeros métodos de comunicação usados, o Guia PMBOK® sugere agrupá-los da seguinte forma:

  • Comunicação interativa
    • Troca de informações multidirecional entre duas ou mais partes;
    • Forma mais eficiente de garantir entendimento comum por todos;
    • Reuniões, telefonemas, videoconferências, etc.
  • Comunicação ativa (push)
    • Informações enviadas para destinatários específicos;
    • Garante distribuição das informações mas não verifica se chegaram ou foram compreendidas pelo público-alvo;
    • Cartas, memorandos, relatórios, emails, faxes, correio de voz, …
  • Comunicação passiva (pull)
    • Para volumes elevados de informações ou público muito grande;
    • Requer que os destinatários acessem o conteúdo da comunicação a seu próprio critério
    • Intranet, e-learning, repositórios de conhecimentos, etc.

O GP deve decidir, com base na análise de requisitos da comunicação, quais métodos de comunicação serão usados, como e quando.
 

 

Referências Bibliográficas

MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Comunicações: como influenciar as pessoas comunicando, 1a Ed. São Paulo; 2020.

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.

 

 

 

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