Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

0
0
0
s2sdefault

O método do diagrama de precedência (MDP) é usado para representar graficamente todas atividades de seu projeto, com suas respectivas dependências.

Dependência

Dependência é um relacionamento entre o (começo ou) término de uma atividade e o (término ou) começo de uma outra atividade e reflete o relacionamento de causa-efeito entre duas atividades.

Pense no predecessor como a atividade independente que direciona (direcionador) e no sucessor como a atividade dirigida dependente (seguidor).
A fim encontrar o predecessor, a pergunta para fazer é "Qual atividade dirige a outra atividade?".
A rede inteira das dependências é chamada também lógica da rede.
A palavra lógica fornece uma referência muito melhor que o caráter de causa-efeito das dependências.

Tipos de dependências

Você usará na maior parte as FS-dependências que funcionam do término (Finish/Término) do direcionador ao começo (Start/Início) do seguidor.
A tarefa do direcionador (predecessor) pode ser ligada de seu começo ou de seu término.
A tarefa do seguidor (sucessor) pode ser ligada a seu começo ou a seu término.

  1. Finish-to-Start (FS) ou Término para Início(TI) : Mais comum. Ex: Passar no exames - Retirar o certificado.
  2. Start-to-Start (SS) ou Início para Início (II): Ex: Assistir jogo de futebol - Jogo iniciar.
  3. Finish-to-Finish (FF) ou Término para Término (TT): Ex: Treinar usuários - Instalar software. (Para terminar o treinamento dos usuários, a instalação de todos os softwares deve estar concluída).
  4. Start-to-Finish (SF) ou Início para Término (IT): Ex: Fazer o exame - Preparar para o exame (O início do exame forçará a preparação do exame terminar, se você estiver pronto ou não).
     

O MDP também é usado para determinar o caminho crítico do projeto.

 

Veja também

Exemplo de cronograma com os tipos de dependências abaixo no Microsoft Project: JogodeFutebol.mpp

 

Dependência Inglês Explicação Predecessora Sucessora
Término-a-Início (TI) Finish-to-Start (FS) Mais comum e padrão do MS Project. Preciso terminar a atividade predecessora para iniciar a atividade sucessora Marcar gol Comemorar gol
Início-a-Início (II) Start-to-Start (SS) Preciso iniciar a atividade predecessora para iniciar a atividade sucessora Transmitir Jogo Assistir jogo
Término-a-Término (TT) Finish-to-Finish (FF) Preciso terminar a atividade predecessora para terminar a atividade sucessora Jogar 2o tempo Transmitir jogo
Início-a-Término (IT) Start-to-Finish (SF) Preciso iniciar a atividade predecessora para terminar a atividade sucessora Apito Final Jogar 2o tempo

Saiba mais Gerenciamento do tempo

Guia de Gerenciamento de Projetos
Fundamentos sobre Tempo
6. Processos de gerenciamento do tempo do projeto:
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Ferramentas de tempo do Guia PMBOK®
Metodologia PMO
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Artigos sobre tempo em projetos
Especialista em Gerenciamento do Tempo

itmplatform

Login

Online