Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

A inspeção é usada para manter os erros fora das mãos do cliente, enquanto, a prevenção é usada para manter os erros fora do processo.
O ideal é sempre atuarmos de forma preventiva, evitando os custos relacionados aos problemas identificados na inspeção.
Por isso, a "Qualidade deve ser planejada, não inspecionada."

A inspeção garante que as entregas estão conforme especificado.
Portanto, os produtos devem ser inspecionados antes da entrega ao cliente final determinando pela:

  • Entrega do produto;
  • Retrabalho ou
  • Descarte dos itens defeituosos.

Inspeções periódicas garantem que o processo está indo conforme planejado e revelam deficiências mais cedo.
Abaixo, algumas das atividades de inspeção:

  • Medir características físicas do produto
  • Examinar montagem dos produtos
  • Testar desempenho dos produtos
     

Saiba mais Gerenciamento da qualidade

Guia de Gerenciamento de Projetos

Metodologia PMO

Modelos/Templates e Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre qualidade

Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.

Especialista em Gerenciamento da Qualidade

  • Ainda com dúvida sobre qualidade em projetos?
  • Comparitlhe-a no nosso fórum sobre qualidade que responderemos em até 72 horas.

itmplatform

Login