Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.

Esse talvez seja o processo mais crítico do gerenciamento do projeto, pois, descobrir as partes interessadas e escutá-las de forma efetiva no início, trará um maior comprometimento, maior clareza de requisitos e objetivos e consequentemente, menos mudanças no decorrer do projeto.
O GP deve conectar as partes interessadas maximizando as influências positivas e minimizando as resistências, o que implicará em uma maior probabilidade de aceitação das entregas.
Um erro não tão raro é descobrir partes interessadas importantes do projeto após o planejamento, ocasionando em várias mudanças solicitadas e grande resistência em relação ao projeto.

Outro ponto muito importante é priorizar as partes interessadas através de um modelo. que pode ser classificar as partes interessadas através da combinação de duas ou mais variáveis (Vide Análise de partes interessadas).

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 13.1 Identificar as partes interessadas (Guia PMBOK®)

Entradas

Ferramentas

Saídas

 

 

Veja também

Fundamentos: Partes interessadas

Exemplos de Projetos: Registro das partes interessadas da reforma da casa

Templates/Modelos: Registro das partes interessadas.xlsx

Saiba mais gerenciamento das partes interessadas

Guia de Gerenciamento de Projetos

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas sobre as partes interessadas do Guia PMBOK®

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Publicações sobre gerenciamento das partes interessadas

Bibliografia recomendada de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas

  • CHAVES, Lúcio Edi; [et al.]. Gerenciamento da comunicação em projetos , 2ª Edição. São Paulo: FGV, 2010.
  • BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2006.

Especialista em Gestão das partes interessadas

itmplatform

Login