Habilidades em gerenciamento de projetos

Habilidades de gerenciamento de projetos

Habilidades em gerenciamento de projetos são aquelas qualidades ou características do gerente de projetos que aumentam a chance de sucesso em projetos.

Essas habilidades são mais exigidas conforme as características do projeto (Fatores ambientais da empresa, Ativos de processos organizacionais, …). Por exemplo, em uma empresa onde existe uma forte competição entre seus funcionários, a habilidade de gerenciar conflitos provavelmente será muito mais importante do que em uma empresa onde existe uma cultura mais forte de colaboração.

Para discutir as habilidades mais importantes para gerenciar projetos, será usado duas questões da pesquisa feita em 2014 pelo PM Survey.org sobre as habilidades mais valorizadas e as habilidades mais deficientes em gerentes de projetos.

60 – Principais habilidades necessárias e valorizadas ao gerenciar projetos nas Organizações

61 – Principais deficiências dos gerentes de projetos nas Organizações

Fonte: PMSURVEY.ORG 2014 Edition. Project Management Institute.

Acesso em http://www.pmsurvey.org em 12/11/2015.

Usarei a questão 60 sobre as habilidades mais valorizadas para descrever um pouco sobre a importância de cada uma delas.

Abaixo o % de cada habilidade citada pelas organizações na pesquisa de 2014.

  1. 61,6% – Comunicação (a mais valorizada, citada por 61,6% das organizações):
    1. Existem estudos que o gerente de projetos usa 90% do seu tempo comunicando.
    2. Portanto, extremamente importante, saber comunicar de forma eficaz.
    3. Veja como é um modelo de comunicação e como ser eficaz.
    4. Saiba mais sobre como gerenciar as comunicações do projeto
  2. 57.8% – Liderança: Para liderar de forma efetiva é necessário:
    1. Saber motivar a equipe.
    2. Liderar através de exemplos. Um erro comum entre os GPs, é cobrar uma postura da equipe e agir de outra forma. Isso gera falta de credibilidade e desmotiva a equipe.  
    3. Saber como capacitar cada membro da equipe entendendo suas deficiências e propondo caminhos e alternativas de aprendizado
  3. 43.6% – Negociação: Algumas dicas para facilitar sua negociação:
    1. Mantenha um bom relacionamento com os gerentes responsáveis por recursos.
    2. Identifique os principais interesses e motivações desses gerentes, como métricas que compõe seu bónus, interesses pessoais, …
    3. Identifique os recursos mais escassos da empresa e mantenha-se alinhado com eles.
    4. Faça o máximo para manter um bom relacionamento com todos na empresa;
    5. Sempre entenda os interesses dos demais e ajude-os quando puder;
    6. A negociação é sempre facilitada quando você conhece os interesses e têm um bom relacionamento com a outra parte.
    7. Crie relações de confiança e de longo prazo
    8. Saiba mais sobre Negociação.
  4. 32.7% – Conhecimento em gestão de projetos:
    1. Mais importante do que aprender a gerenciar projetos, é usar seu conhecimento para ter mais sucesso em seus projetos. Disponibilizamos nosso conhecimento organizando-o para facilitar seu aprendizado e principalmente a aplicação em seus projetos.
    2. Use o Guia de Gerenciamento de Projetos para obter o conhecimento em gestão de projetos,
    3. Acompanhe o PMO NEWS com as últimas novidades em gestão de projetos. e
    4. Tire suas dúvidas sobre gestão de projetos em nossos Fóruns.
    5. E para quem está iniciando, faça o Curso Gratuito & Hands-on de gestão de projetos.
    6. Saiba mais sobre Conhecimento em gestão de projetos.
  5. 28.9% – Capacidade de integrar as partes:
    1. O GP está para o maestro, assim como as partes interessadas, para os integrantes da sinfônica. Ele deve ser capaz de integrar as partes, maximizando as influências positivas e minimizando as resistências aumentando a chance de sucesso do projeto.
    2. Saiba como integrar os processos necessários para gerenciar o projeto
    3. Veja também o artigo O Gerente de Projetos deve Cobrar ou Motivar sua equipe de projeto? Que fala sobre as melhores e as piores práticas para integrar sua equipe.
  6. 28.4% – Trabalho em equipe:
    1. O trabalho em equipe está cada dia mais complexo, e o GP deve saber como motivar os membros da equipe a colaborar entre si para que o resultado da equipe seja o melhor possível.
    2. Veja algumas das Lições Aprendidas relacionadas as adversidades atuais do trabalho em equipe:
      1. Equipes Multiculturais
      2. Equipes Remotas
    3. Saiba como Gerenciar a equipe do projeto.
    4. Saiba como trabalhar em grupo pode ser produtivo e prazeroso.
  7. 27.0% – Iniciativa:
    1. Uma certeza em projetos é que existirão problemas durante o projeto; e a iniciativa é uma habilidade fundamental tanto para reduzir a probabilidade e o impacto deles ocorrem (mitigar os riscos), quanto para solucioná-los rapidamente quando eles ocorrem.
    2. Saiba como Gerenciar o engajamento das partes interessadas para solucionar as questões à medida que ocorrerem.
    3. Saiba mais sobre Registro das questões
  8. 27.0% – Conhecimento técnico:
    1. Quanto menor o conhecimento e a experiência nos processos de gerenciamento de projetos, maior a necessidade de um melhor conhecimento técnico.
    2. Costumo dizer que todo gerente de projetos, começa gerenciando projetos onde ele tem ótimos conhecimentos técnicos. A medida que o GP vai aprendendo a comunicar melhor e a integrar melhor as partes, a importância dessa habilidade diminui.
  9. 26.5% – Gerenciamento de conflitos:
    1. Atualmente, os ambientes estão cada dia mais competitivos e com maior pressão, acarretando em mais conflitos.
    2. O gerente de projeto deve mapear rapidamente as partes interessadas e seus principais interesses no projeto, principalmente, as pessoas mais resistentes ao projeto e mais melindrosas, e criar estratégias para reduzir essas resistências e possíveis conflitos.
    3. Para solucionar os conflitos, o GP pode adotar técnicas como Colaborar, Negociação, Imposição, Panos quentes e Retirada.
    4. Saiba mais sobre Gerenciamento de conflitos e as principais técnicas para resolvê-los.
  10. 12.8% – Organização:
    1. A organização é uma habilidade fundamental para o GP. O GP deve ser a principal referência (benchmarking) quando o assunto é organização.
    2. Chega a ser até uma questão de credibilidade e de liderar por exemplos. Como você pode exigir organização da equipe, se você não faz a sua parte.
  11. 12.3% – Política:
    1. A melhor definição que encontrei para descrever bem a importância da política é “habilidade no relacionar-se com os outros, tendo em vista a obtenção de resultados desejados”.
    2. O GP deve ter um ótimo relacionamento dentro e fora da sua organização para obter os resultados desejados do seu projeto, i.e., ter sucesso em seus projetos.
    3. Relacionar-se bem com as partes interessadas é uma arma poderosa para solucionar os conflitos e os problemas do projeto quando eles ocorrem.
  12. 10.0% – Domínio de ferramenta de gestão de projetos:
    1. Se você quer gerenciar projetos é fundamental que tenha ótimos conhecimentos nas ferramentas necessárias para gerenciar os projetos.
    2. Conheça nossas Soluções em gerenciamento de projetos.

Vale ressaltar que cada gerente de projetos tem seu conjunto de habilidades sendo melhor em algumas habilidades e pior em outras, porém, o mais importante é saber usá-las e adaptar-se de modo a resolver as questões agilmente, conectar as partes interessadas e proporcionar um ambiente adequado para o sucesso do projeto.

Nas situações mais adversas:

  • Lembre-se de usar as partes interessadas influentes e que apoiam o projeto para ajudá-lo;
  • Lembre-se também das pessoas que já podem ter passado pelas mesmas situações, como o PMO (responsável pela área de Projetos) ou gerentes de projetos mais experientes;
  • Muitas vezes, uma boa conversa ajudará você a identificar as melhores alternativas.

E por último, Ética vem sempre em primeiro lugar. Nunca minta ou engane as pessoas; se você perder a credibilidade, nunca mais recupera. Um gerente de projetos sem credibilidade é incapaz de gerenciar qualquer projeto.

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?