Escritório de Projetos

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O gerente de projeto deve controlar toda variação ocorrida. As variações são identificadas através da comparação do realizado com as linhas de base de prazo, custo e escopo salvas no planejamento.

O gerente de projeto certifica-se que as entregas estejam em alinhamento com o escopo do projeto, defende o escopo de mudanças e confirma o nível previsto da qualidade do trabalho que está sendo executado.

Finalmente, a equipe do projeto informará ao gerente de projeto o progresso de suas atividades, que por sua vez, irá relatar o progresso do projeto ao patrocinador de projeto, e aos principais stakeholders do projeto conforme definido na estratégia de comunicação.

Pré-requisitos

  • Clara definição dos objetivos do projeto;
  • Plano de projeto detalhado e aprovado;
  • Linha de base aprovada e salva;
  • Comprometimento da equipe do projeto em relação as entregas e seus marcos.

Fatores críticos de sucesso:

  • Monitorar e controlar conforme definido no plano de projeto;
  • Fazer o Status Report periodicamente conforme definido no plano de projeto;
  • Quando mudanças forem solicitadas, seguir o processo de aprovação e caso aprovado, atualizar o planejamento e documentos afetados.
  • Participação do cliente;
  • Processo pró-ativo de governança do projeto;
  • Comprometimento dos membros da equipe com suas entregas e marcos;
  • Execução dos checkpoints especificados para validação das entregas do projeto;
  • Documentação dos problemas identificados no Issues Log.
  • Gestão dos riscos e implementação das atividades de respostas a riscos

Processos

Áreas de conhecimento

Grupo de processos de monitoramento e controle

4. Gerenciamento da integração do projeto

4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto

4.5 Realizar o controle integrado de mudanças

5. Gerenciamento do escopo do projeto

5.5 Validar o escopo

5.6 Controlar o escopo

6. Gerenciamento do tempo do projeto

6.7 Controlar o Cronograma

7. Gerenciamento dos custos do projeto

7.4 Controlar os custos

8. Gerenciamento da qualidade do projeto

8.3 Controlar a qualidade

10. Gerenciamento das comunicações do projeto

10.3 Controlar as comunicações

11. Gerenciamento dos riscos do projeto

11.6 Controlar os riscos

12. Gerenciamento das aquisições do projeto

12.3 Controlar as aquisições

13. Gerenciamento das partes interessadas do projeto

13.4 Controlar o engajamento das partes interessadas