Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

0
0
0
s2sdefault

Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.
As expectativas dos stakeholders devem ser constantemente gerenciadas, pois:

  • As expectativas mudam ao longo do projeto;
  • O envolvimento do usuário e o suporte da alta administração são apontados como os principais fatores de sucesso de um projeto;
  • Atender as expectativas implica em uma maior aceitação;
  • Agir em relação as preocupações implica em menores problemas;
  • Agilizar as resoluções das questões implica em menor desgaste.

Para solucionar as questões e problemas à medida que ocorrerm, deve se determinar previamente mecanismos e procedimentos para agilizar sua solução e reduzir os conflitos. Alguns exemplos abaixo:

  • Um plano de escalonamento bem definido e aprovado no planejamento agiliza a tomada de decisão e a resolução dos problemas.
  • Abaixo procedimento usado na Metodologia PMO que deve ser adaptado a sua realidade:
    • Membros da equipe do projeto informam o gerente de projeto dos problemas do projeto;
    • Gerente de Projeto deve entender e descrever o problema, identificar alternativas para resolvê-lo com a equipe do projeto;
    • Definir a melhor alternativa a ser adotada com os reponsáveis pela decisão detalhando ações requeridas, responsável e data prevista para cada ação;
    • Comunicar os responsáveis e acompanhar a resolução do problema.
    • Todos os problemas necessitam ser revistos periodicamente.
    • Gerente de Projeto é responsável por armazenar todos os problemas e seu histórico em um Log de Problemas.
    • Quando o problema for resolvido e verificado, o Gerente de projeto registra quando o problema foi resolvido e fecha o problema.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas (Guia PMBOK®)

Entradas

 

Ferramentas

 

Saídas

 

Saiba mais gerenciamento das partes interessadas

Guia de Gerenciamento de Projetos

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas sobre as partes interessadas do Guia PMBOK®

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Publicações sobre gerenciamento das partes interessadas

Bibliografia recomendada de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas

  • CHAVES, Lúcio Edi; [et al.]. Gerenciamento da comunicação em projetos , 2ª Edição. São Paulo: FGV, 2010.
  • BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2006.

Especialista em Gestão das partes interessadas

itmplatform

Login

Online