Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Gerenciar as comunicações, chamado de distribuir as informações na quarta edição do Guia PMBOK®, é o processo de colocar as informações necessárias à disposição das partes interessadas no projeto conforme planejado.

gerenciar as comunicacoes

Envolve todo o ciclo de vida da informação descrito no plano de gerenciamento da comunicação iniciando pela geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação, até o descarte final da informação.


Atenção especial nesse processo, pois, não adianta um bom planejamento sem uma boa execução.


O GP deve:

  • Manter todos na mesma página motivando a equipe, agilizando as decisões e minimizando os conflitos;
  • Preocupar-se em responder as solicitações de informações não previstas;
  • Garantir que ninguém alegue falta de conhecimento.

 

 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 10.2 Gerenciar as comunicações (Guia PMBOK®)

Entradas

 

Ferramentas

 

Saídas

 

Compartilhar

Siga-nos

Saiba mais Gestão das comunicações

Processos gerenciamento das comunicações

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas de comunicações do Guia PMBOK®

Metodologia PMO
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Exemplos de Projetos
Artigos sobre gerenciamento das comunicações
Bibliografia recomendada de gerenciamento das comunicações
  • CHAVES, Lúcio Edi; [et al.]. Gerenciamento da comunicação em projetos , 2ª Edição. São Paulo: FGV, 2010.
  • BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2006.
Especialista em Gestão da comunicação

itmplatform

Login