Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.

Processos do gerenciamento dos riscos do projeto:

11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos: definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.
11.2 Identificar os riscos: determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar suas características.
11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos: Avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.
11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos: Efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
11.5 Planejar as respostas aos riscos: Desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
11.6 Controlar os riscos: Monitorar e controlar os riscos durante o ciclo de vida do projeto.