Escritório de Projetos

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Ferramentas e técnicas do Guia PMBOK

Organizamos as principais ferramentas de gerenciamento de projetos, tendo como base o Guia PMBOK® e suas respectivas áreas de conhecimento:

Ferramentas genéricas do Guia PMBOK®

Ferramentas de escopo do Guia PMBOK®

Ferramentas de tempo do Guia PMBOK®

Ferramentas de custos do Guia PMBOK®

Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®

Ferramentas de recursos humanos do Guia PMBOK®

Ferramentas de comunicações do Guia PMBOK®

Ferramentas de riscos do Guia PMBOK®

Ferramentas de aquisições do Guia PMBOK®

Ferramentas e técnicas

Diagramas Matriciais

O diagrama matricial mostra a relação entre grupos de dados de forma multidimensional.

Principais usos:

  • Identificar pesos e priorizações;
  • Identificar importância relativa;
  • Mostrar relações.
Tipos de Diagrama
 

Tipo L

2 grupos

A <=> B (ou A <=> A)

Tipo T

3 grupos

B <=> A <=> C mas não B <=> C

Tipo Y

3 grupos

A <=> B <=> C <=> A

Tipo C

3 grupos

Todos 3 simultaneamente (3-D)

Tipo X

4 grupos

A <=> B <=> C <=> D <=> A mas não A <=>  C ou B <=> D


Diagramas Matriciais - Tipo L

Veja também

Ferramentas Gratuitas: Brainstorming com priorizacao.xlsx

Metodologia PMO: Planejar a qualidade

Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®

Tecnicas de gerenciamento de conflitos

Atualmente, os ambientes estão cada dia mais competitivos e com maior pressão, acarretando em mais conflitos.
O gerente de projeto deve mapear rapidamente as partes interessadas e seus principais interesses no projeto, principalmente, as pessoas mais resistentes ao projeto e mais melindrosas, e criar estratégias para reduzir essas resistências e possíveis conflitos.

Uma fonte comum de conflitos é uma demanda do projeto. O que aparentemente é bom para uma parte interessada, pode ser conflitante em relação a outra demanda solicitada.

O gerente do projeto deve sempre avaliar as demandas e privilegiar a que mais agrega valor ao projeto. O cliente deve ser o primeiro a ser ouvido, já que é ele que usará os produtos e serviços entregues, porém, lembre-se que poderá existir solicitação conflitantes entre diferentes clientes e nem sempre uma solicitação de um cliente agrega valor ao produto (faça uma análise de custo x benefício).

Abaixo algumas das técnicas usadas para gerenciar os conflitos citadas no Guia PMBOK®:

  • Colaborar/resolver o problema: Incorporar diversos pontos de vista e opiniões que resulta no consenso e compromisso (requer atitude de troca e diálogo);
  • Comprometer/reconciliar: (Negociação): Encontrar soluções que tragam alguma satisfação para os envolvidos (ganha-ganha);
  • Forçar/direcionar (Imposição): Forçar um ponto de vista em detrimento dos outros (ganha-perde);
  • Suavizar/acomodar (Panos quentes): Enfatizar as áreas de acordo e não as diferenças;
  • Recuar/evitar (Retirada): Postergar a entrada numa situação de conflito efetivo ou potencial e deixar para resolver mais tarde ou para que o problema seja resolvido por outros.

tecnicas de gerenciamento de conflitos

Subcategorias

Aqui você encontrará todas as ferramentas do Guia PMBOK Quinta Edição que não são exclusivas de uma área de conhecimento, ou seja, é citada em processos de áreas de conhecimentos distintas.

Veja as ferramentas abaixo.

Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento dos riscos do projeto.