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Ferramentas de riscos

Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento dos riscos do projeto.

A análise SWOT; do acrônimo Inglês (Strengths, Weaknesses Opportunities, Threats); é usada para identificar os pontos fortes e fracos do seu projeto.
E posteriormente, as principais oportunidades, normalmente, relacionadas aos pontos fortes identificados e as principais ameaças, normalmente, relacionadas aos pontes fracos.
As oportunidades e ameaças são tratadas devidamente através do gerenciamento de riscos do projeto.

Templates/Modelos:

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As premissas são fatores considerados verdadeiros sem prova para fins de planejamento. Se elas não forem cumpridas, o seu planejamento será impactado.

A ánalise de premissas avalia a probabilidade de cada premissa não ser verdadeira (não ser cumprida) e os impactos relacionados ao seu não cumprimento.

Muitas premissas usadas estão relacionadas com fatores externos (fora do seu controle) e por esse motivo é fundamental analisá-las e verificar os riscos relacionados ao seu não cumprimento.

Os riscos relacionados ao não atendimento das premissas devem ser devidamente analisados e tratados.

Saiba mais em Premissas de um projeto

 

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A avaliação de probabilidade e impacto é feita para cada risco identificado através de entrevistas, reuniões ou outras técnicas.
A probabilidade e o impacto podem ser classificados através de um domínio específico. Veja por exemplo o domínio usado na nossa planilha de registro de riscos.
Probabilidade

  • 1-Muito baixa
  • 2-Baixa
  • 3-Média
  • 4-Alta
  • 5-Muito Alta

Impacto

  • 1-Muito baixo
  • 2-Baixo
  • 3-Médio
  • 4-Alto
  • 5-Muito Alto

 

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A categorização de riscos ajuda na otimização dos esforços, principalmente, relacionados aos planos de respostas.
Você pode ter uma única resposta para dois ou mais riscos relacionados.

 

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Estratégias para riscos negativos ou ameaças:
Eliminar: remover em 100% a probabilidade que a ameaça ocorra. Exemplo: cancelar o projeto;
Transferir: transferir total ou parcial o impacto em relação a uma ameaça para um terceiro. Exemplo: fazer um seguro;
Mitigar: reduzir a probabilidade e/ou impacto de um risco. Exemplo: Redundância de recursos;
Aceitar: de forma ativa, estabelecendo plano de contingência caso o evento ocorra, ou de forma passiva, o risco será tratado quando ocorrer.

 

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Estratégias para riscos positivos ou oportunidades:

  • Explorar: Garantir que a oportunidade ocorra para explorar seus benefícios;
  • Compartilhar: Transferir total ou parcial a propriedade da oportunidade para um terceiro que tem maior capacidade de explorá-la;
  • Melhorar: Aumentar probabilidade e/ou impacto de uma oportunidade;
  • Aceitar: Tirar proveito caso a oportunidade ocorra.

 

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As reuniões de planejamento e análise tem como objetivo desenvolver o Plano de gerenciamento dos riscos onde são discutidos e definidos:

  • Todos os processos e suas atividades de gerenciamento de riscos;
  • Reservas para contingências de riscos, quando e como serão usadas;
  • Pápeis e responsabilidades;
  • e qualquer outro tópico relacionado ao gerenciamento dos riscos.

Veja também

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As revisões da documentação são fundamentais para verificar se toda as informações necessárias sobre o projeto são precisas e foram devidamente documentadas.

A falta de precisão da documentação e a inconsistência entre os documentos são riscos a serem tratados no projeto.

Uma boa prática é criar uma lista de verificação da qualidade ou checklist baseado na sua metodologia de gerenciamento de projetos para fazer essa revisão.

Veja também

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