Escritório de Projetos

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Em 2002 foi introduzido pelo PMI no Exame de Certificação;

O objetivo é "assegurar integridade e profissionalismo, através da adoção de requisitos legais e padrões éticos, no sentido de  proteger a comunidade e todos os stakeholders".

  • A conduta ética do gerente de projeto é muito importante. O principais pontos são:
    • Assegurar Integridade e Profissionalismo;
    • Contribuir para o knowledge base do gerenciamento de projetos;
    • Incrementar a competência individual;
    • Balancear os interesses dos stakeholders;
    • Interagir com a equipe e stakeholders com profissionalismo e cooperação.

O que é Ética?

São normas e regras que orientam a conduta humana, porém estudar ética é estudar os tipos de julgamentos que fazemos sobre o que consideramos o certo ou errado, e esses julgamentos podem ser classificados de acordo com certa linha ética existente, ou seja, a ética é um instrumento que busca uma classificação, uma determinação do que é certo ou errado, bom ou mau, permitido ou proibido, de acordo com um conjunto de normas ou valores adotados historicamente por uma sociedade.

A Questão da Ética - e Você

  • Você acha que construir, divulgar um cronograma irreal pode ser considerado anti-ético?
  • Vocês acha que começar um projeto sem um project charter ou uma descrição de escopo ou um plano completo pode ser considerado anti-ético?
  • E um relatório de performance/status de acordo com o que seu chefe pediu e não com o status real do projeto?

A Questão da Ética - Ética nas Corporações

  • As empresas jamais discutiram tanto o tema como nos dias de hoje;
  • Responsabilidade social e ambiental, que inclui ética e cidadania, é um dos fatores determinantes do "valor" de uma empresa;
  • A conduta ética agrega valores à empresa, na medida em que contribui para a consolidação da sua marca e fidelização de seus clientes.

A Questão da Ética - Responsabilidade Profissional

  • A conduta profissional adotada por cada indivíduo no exercício de suas profissões, está intimamente relacionada ao bem estar e segurança dos envolvidos
  • No contexto de profissionalismo, o PMI aborda as responsabilidades de seus membros para com o próprio PMI, para consigo, para com a profissão e para com a empresa onde trabalha

Alguns focos de atenção da atuação profissional podem ser destacados:

  • Recursos Humanos - discriminação, respeito a privacidade e informações pessoais
  • Conflitos de Interesse - compromisso de julgamento com objetividade, sem a prática de suborno e informação privilegiada
  • Confiança dos stakeholders - confidencialidade, confiança nas comunicações, produtos seguros
  • Uso dos recursos organizacionais - reputação, recursos financeiros

Código de Ética e de Conduta Profissional para o PMI

  • Entrou em vigor a partir de 1º de Janeiro de 2007.
  •  Unifica e substitui todos os códigos anteriores do PMI (Código de Ética e o Código de Conduta Profissional)
  • 2004-2006 - Resultado de uma intensa participação de toda a comunidade global de Gerenciamento de projetos por meios de consultas, pesquisas, estudos, discussões de grupos de trabalho, análise de várias regiões do mundo
  • Identificação de 4 Valores Fundamentais para guiar as decisões e ações: Responsabilidade, Respeito, Justiça e Honestidade.

Para cada seção do código de ética e conduta profissional inclui-se os padrões - desejáveis e mandatórios.

  • Padrões desejáveis (aspirational). Conduta que nos esforçamos para manter como profissionais de gerenciamento de projetos, mas não são "mensuráveis) - não é opcional.
  • Padrões mandatórios (mandatory). Estabelecem requisitos firmes, e em alguns casos, limitam ou proíbem certos comportamentos no exercício da profissão.

Responsabilidade.

É o nosso dever de assumir a propriedade pelas decisões que tomamos ou falhamos em tomar, pelas ações que praticamos ou deixamos de praticar e as conseqüências que daí possam resultar.

Respeito.

É nosso dever de mostrar alta consideração por nós mesmos, por outros e pelos recursos que nos são confiados tais como: pessoas, dinheiro, reputação, a segurança de terceiros, e os recursos naturais e ambientais.

Um ambiente de respeito abrange confiança, responsabilidade e a excelência de desempenho, incentivando a cooperação mútua - um ambiente onde a perspectiva e pontos de vista diferentes são encorajados e valorizados.

Justiça

É nosso dever de tomar decisões e agir imparcialmente e objetivamente. Nossa conduta deve ser isenta do envolvimento de interesses pessoais, preconceitos e favoritismo.

Honestidade

Honestidade é nosso dever de entender a verdade e em agir de maneira verdadeira em nossas comunicações e em nossa conduta.

Gerenciamento de Projetos e Ética

  • Faça sempre a coisa certa (mesmo);
  • Siga os processos estabelecidos;
  • Aja sempre com ética e profissionalismo com todos os envolvidos;
  • Resolva os conflitos de interesse;
  • Reporte as violações;
  • Negocie os problemas;
  • Coloque sempre o projeto antes de seus interesses;
  • Compartilhe as lições aprendidas;
  • Aprimore suas competências.

Referências adicionais

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