Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

A estrutura organizacional interfere diretamente na autoridade e no poder do gerente de projeto (GP) em seu projeto e na sua organização.

Existem 3 tipos de estruturas nas organizações:

  • Funcional: onde a empresa é organizada por funções e cada colaborador tem um chefe imediato, seja ele um coordenador, supervisor, gerente, etc.. dependendo do nível hierárquico. Esse é o tipo de estrutura ainda mais comum no mercado e a mais antiga também estabelecida. Na Funcional, o GP terá mais dificuldade em engajar a equipe do projeto porque cada membro da equipe reporta diretamente para um gerente funcional. Por esse motivo, o GP deve buscar o engajamento dos gerentes funcionais no seu projeto, principalmente, aqueles que possuem parte da sua equipe trabalhando no projeto.
  • Projetizada: onde a empresa é organizada por projetos, muito comum em empresas como consultorias, empresas de engenharia que tem como o negócio principal, os projetos. Nesse tipo de organização, cada colaborador está alocado em um ou mais projetos e respondem ao próprio gerente do projeto. Na projetizada, o GP tem autoridade, o que facilita o engajamento da sua equipe.
  • Matricial: onde a empresa é organizada tanto por funções quanto por projetos, e onde cada colaborador pode responder tanto para um chefe funcional, quanto para um ou mais gerentes de projetos. Apesar de ser um tipo de estrutura mais recente, várias organizações funcionais tem migrado para esse tipo de estrutura. 

A estrutura matricial pode ser classificada em:

  • fraca;
  • moderada;
  • ou forte.

dependo da força que o gerente de projetos tem na organização.

Das três, a estrutura matricial fraca ainda é a mais comum nas organizações onde o gerente de projeto tem pouco influência em relação aos colaboradores e quem determina as promoções, desligamentos, e qualquer tipo de benefício ou punição ainda é o gerente funcional.

A tabela abaixo adaptada da tabela 2-1 do Guia PMBOK® Quinta Edição mostra a influência de cada tipo de estrutura das organizações nos projetos:

 

Estrutura Organizacional

Funcional

 

Matricial

Projetizada

Característica dos projetos

 

Fraca

Balanceada

Forte

 

Autoridade do GP

Pouca ou Nenhuma

Limitada

Baixa / Moderada

Alta

Alta / Total

Disponibilidade de recursos

Pouca ou Nenhuma

Limitada

Baixa / Moderada

Alta

Alta

Função do GP

Tempo Parcial

Tempo Parcial

Tempo integral

Integral

Integral

Quem controla o orçamento

Gerente funcional

Gerente funcional

Misto

GP

GP

Equipe administrativa do GP

Tempo Parcial

Tempo Parcial

Tempo Parcial

Integral

Integral

GP: Gerente de Projeto