Estimar os Custos

Estimar os Custos

Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.

Custo é a remuneração dos fatores de produção (mão-de-obra, capital, máquinas, instalações, materiais e serviços) utilizados na preparação e execução de um processo produtivo.
Custo é o valor expresso em moeda corrente correspondente à realização de atividades, serviços ou mercadorias consumidas.
Estimativa de custo da atividade = aproximação dos custos dos recursos necessários para terminar a atividade.
Inclui os custos de:

  • Mão de obra, Materiais e Equipamentos;
  • Serviços e instalações;
  • Gerenciamento do projeto;
  • Categorias especiais;
  • Provisão para inflação;
  • Custo de contingência.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.2 Estimar os custos (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Estimativa análoga

Estimativa paramétrica

Estimativa bottom-up

Estimativas de três pontos

Análise de dados

Sistema de informações do gerenciamento de projetos

Tomada de decisão

Estimativas de custos

Base das estimativas

Atualizações de documentos do projeto

 

 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.2 Estimar os custos (Guia PMBOK® 5a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

 

 

Veja também

Exemplos de Projetos: Cronograma da reforma da casa

Templates/Modelos: Cronograma do Projeto.mpp

Metodologia PMO: Como Criar o Cronograma e o Orçamento do Projeto

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?