Desenvolver o termo de abertura do projeto

Termo de abertura do projeto

O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.

Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto e é composto por diversas atividades de outras áreas de conhecimento como:

  • Identificar as entregas chaves;
  • Identificar riscos de alto nível, premissas e restrições;
  • Analisar benefícios e alinhá-los com as partes interessadas e com o negócio;
  • Levantar de forma macro o cronograma e o orçamento do projeto de modo a avaliar a viabilidade do projeto;
  • Entre outras atividades.

O termo de abertura contém:

  • Gerente de Projeto e sua equipe;
  • Data de início do projeto e suas dependências;
  • Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente;
  • Justificativa do projeto;
  • WBS;
  • Cronograma e Orçamento resumido.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Documentos de negócio

Acordos

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

 

Opinião especializada

Coleta de dados

Habilidades interpessoais e de equipe

Reuniões

 

Termo de abertura do projeto

Registro das premissas

 

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

 

 

 

 

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