Desenvolver o Cronograma

Desenvolver o Cronograma envolve analisar a sequência das atividades, sua duração, seus requerimentos de recursos e suas restrições para criar o cronograma do projeto e determinar as datas de início e término de cada atividade. É um processo interativo que consolida os processos:

Adicionalmente, aos quatro processos acima, é necessário incluir as restrições do cronograma, que  interferem no cálculo da duração da atividade. Elas podem ser divididas em:

  • Deadline: Data indicativa do término de uma atividade, não restringe seu planejamento
  • Tipo de restrição: ASAP, ALAP, FNET, SNET, FNLT, SNLT, MFO, MSO.
  • Calendário da atividade: dias úteis para a atividade específica.
  • Calendário do recurso: dias úteis para o recurso específico usado na atividade.
  • Calendário do projeto: dias úteis para o projeto.

 

Veja mais detalhes de como montar o cronograma no Cronograma do projeto.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 6.5 Desenvolver o cronograma (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

 

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Acordos

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

 

Análise de rede do cronograma

Método do caminho crítico

Otimização de recursos

Análise de dados

Antecipações e esperas

Compressão de cronograma

Sistema de informações do gerenciamento de projetos

Planejamento ágil de grandes entregas

 

Linha de base do cronograma

Cronograma do projeto

Dados do cronograma

Calendários do projeto

Solicitações de mudança

Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

Atualizações de documentos do projeto

 

 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 6.6 Desenvolver o cronograma (Guia PMBOK® 5a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

 

Veja também

Exemplos de Projetos: Cronograma da reforma da casa

Templates/Modelos: Cronograma do Projeto.mpp

Metodologia PMO: Como Criar o Cronograma do Projeto

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo; MAUDONNET, Simone. Administração do Tempo, 1ª Ed. São Paulo; 2019.

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?