Custo da qualidade

O custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos.

Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas. Entre eles:

  • Custos de prevenção (Fabricar um produto de qualidade)
    • Treinamento;
    • Documentar processos;
    • Equipamento;
    • Tempo para executar do modo correto.
  • Custos de avaliação (Avaliar a qualidade)
    • Testes;
    • Perda de teste destrutivo;
    • Inspeções.

Custos de não conformidade são considerados custos de baixa qualidade gerados por retrabalhos, ações corretivas, serviços adicionais, tratamento de reclamações, desgaste político, entre outros.
Eles são os custos gerados devido a falta de conformidade, ou seja, dinheiro gasto durante e após o projeto devido a falhas. Podem ser divididos em:

  • Custos de falhas internas (Falhas encontradas pelo projeto)
    • Retrabalho;
    • Descarte.
  • Custos de falhas externas (Falhas encontradas pelo cliente)
    • Trabalho de garantia;
    • Perda de negócios. 

 

Referências Bibliográficas

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021. 

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.

MONTES, Eduardo. Modelos, métodos e artefatos de projetos, 1ª Ed., Editora Senac São Paulo, 2022.

 

 

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