Escritório de Projetos

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O custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos.

Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas. Entre eles:
Prevenção de custos (Fabricar um produto de qualidade)

  • Treinamento;
  • Documentar processos;
  • Equipamento;
  • Tempo para executar do modo correto.

Custos de avaliação (Avaliar a qualidade)

  • Testes;
  • Perda de teste destrutivo;
  • Inspeções.


Custos de não conformidade são considerados custos de baixa qualidade gerados por retrabalhos, ações corretivas, serviços adicionais, tratamento de reclamações, desgaste político, entre outros.
Eles são os custos gerados devido a falta de conformidade, ou seja, dinheiro gasto durante e após o projeto devido a falhas. Podem ser divididos em:
Custos de falhas internas (Falhas encontradas pelo projeto)

  • Retrabalho;
  • Descarte.

Custos de falhas externas (Falhas encontradas pelo cliente)

  • Responsabilidades;
  • Trabalho de garantia;
  • Perda de negócios.
     

Saiba mais Gerenciamento da qualidade

Guia de Gerenciamento de Projetos

Metodologia PMO

Modelos/Templates e Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre qualidade

Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.

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