Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Controlar a qualidade tem como objetivos:

  • Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes da qualidade.
  • Identificar maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios.

É importante ressaltar que monitorar os resultados através do controle de qualidade ajuda a:

  • Confirmar que tudo está indo bem (Medições estão dentro das especificações?);
  • Conscientizar equipe de projeto sobre os resultados;
  • Fornecer subsídio para ações corretivas, ou seja, quando as medições estão fora da especificação, deve-se identificar causas e tomar as ações necessárias para corrigir o problema e evitar novas ocorrências;
  • Fornecer feedback p/ Garantia da Qualidade (GQ), ou seja, quando medições apresentam resultados insatisfatórios indicam que as atividades de GQ não tiveram o efeito desejado. A equipe de GQ deve analisar dados, determinar falhas, aperfeiçoar atividades de GQ e atualizar plano da qualidade.

 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 8.3 Controlar a qualidade (Guia PMBOK®)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Saiba mais Gerenciamento da qualidade

Guia de Gerenciamento de Projetos

Metodologia PMO

Modelos/Templates e Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre qualidade

Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.

Especialista em Gerenciamento da Qualidade

  • Ainda com dúvida sobre qualidade em projetos?
  • Comparitlhe-a no nosso fórum sobre qualidade que responderemos em até 72 horas.

itmplatform

Login

Online