Conduzir as aquisições

Conduzir as aquisicoes

Conduzir as aquisições dá continuidade ao processo planejar as aquisições.

Resumidamente, as principais etapas do processo planejar aquisições:

  • Decide-se quais pacotes de trabalho serão adquiridos externamente;
  • Especifica o item a ser adquirido através da declaração de trabalho;
  • Estabelece critérios de avaliação, requisitos contratuais e cria-se a solicitação da proposta (RFP);
  • Envia a RFP para os fornecedores qualificados.

 

Conduzir as aquisições inicia após o envio da RFP e tem como principais etapas:

  • Obter respostas das solicitações (RFP, RFQ, RFI)
    • Use as Reuniões com licitantes para garantir que o fornecedor entenda corretamente sua necessidade
    • Use a Publicidade para ampliar sua lista de fornecedores em potencial.
    • Use a Pesquisa na internet principalmente para aquisição de produtos. Sites de comparação de preços ajudam a comprar pelo melhor preço com menor esforço.
    • Saída: Propostas/Cotações Recebidas
  • Classificar as propostas / Selecionar fornecedores
    • Use os Critérios para seleção de fontes para classificar as propostas
    • Para aquisições mais complexas, Técnicas de avaliação de propostas, como a criação de um comitê de avaliação pode evitar uma seleção indevida.
    • Para validar os valores das propostas, use estimativas independentes. Caso exista grandes diferenças, pode ter sido gerado por uma declaração de trabalho mal redigida e com ambiguidades.
    • A Opinião especializada é muito usada para validar o conteúdo das propostas recebidas, principalmente, nas áreas que sua empresa conhece mesmo.
    • Saída: Proposta Classificada / Fornecedor selecionado
  • Negociar e Redigir contrato
    • Negociações das aquisições
    • Opinião especializada
  • Assinar contrato/acordo
    • Saída: Assinatura do contrato de aquisição

 

 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 12.2 Conduzir as Aquisições (Guia PMBOK® 6a Edição)

 

Entradas

Ferramentas

Saídas

 

Referências Bibliográficas

MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Quinta edição, Pennsylvania: PMI, 2013.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?