Conceitos básicos da qualidade

Conceitos de qualidade

Para se falar em qualidade, temos que iniciar pelos mestres da qualidade e suas reconhecidas teorias. Abaixo um breve resumo de alguns dos nossos Gurus da Qualidade e suas principais teorias.

Melhoria contínua (Deming, W. Edwards)

  • Aprimorar qualidade em busca da perfeição

 

Adequação ao uso (Juran, Joseph M.)

  • O produto ou serviço deve satisfazer necessidades reais.

 

Zero defeitos (Crosby, Philip)

  • Qualidade é conformidade com os requisitos,
  • A prevenção de defeitos é preferível à inspeção e à correção,
  • Zero Defeitos é o padrão de qualidade e
  • A qualidade é medida em termos monetários – o preço do não cumprimento.

 

Qualidade em projeto está condicionada aos conceitos acima.

  • Necessário a melhoria contínua de Deming para aperfeiçoar os processos de gerenciamento de projetos e os relacionados aos produtos e serviços gerados pelos projetos para aumentar nossa capacidade em relação aos nossos concorrentes.
  • Necessário a adequação ao uso de Juran para gerarmos produtos e serviços que satisfaçam necessidades reais dos nossos clientes.
  • Necessário entregar produtos e serviços com zero defeitos (Crosby) em conformidade com os requisitos do projeto (O projeto deve produzir o que está descrito nos requisitos usando métricas da qualidade (indicadores) para medir o grau de conformidade aos requisitos).

Além disso, vale destacar a importância de dois aspectos fundamentais da qualidade:

  • Satisfação do cliente: Entender, administrar e influenciar as necessidades de maneira a satisfazer as expectativas do cliente.
  • Qualidade deve ser planejada e não inspecionada, pois, o custo de prevenir erros é muito menor que custo de corrigi-los.

 

Referências Bibliográficas

 

  1. MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
  2. PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
  3. SPÍNOLA, M.; BERSSANETI, F.; BUSSINGER, F. Gerenciamento da qualidade em projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
  4. ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2nd Ed., 2014.
  5. ROCHA, A. V.; [et al.]. Gerenciamento da qualidade em projetos, 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
  6. https://asq.org/quality-resources/quality-glossary/q
  7. Glossário de gerenciamento de projetos

 

 

 

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?