Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

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Pré-requisitos

  • Usuário criado. Caso não tenha um usuário, veja como cadastrar-se.
  • Permissão para criar um blog concedida. Caso ainda não tenha, solicite a por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SENDO REVISADO DEVIDO A MIGRAÇÃO DO CMS

Introdução

O Blog é dividido em 2 partes:

  • Conteúdo: Artigo em si
  • Resumo/Trecho: Sumário do artigo que o leitor tem para que ele decida se o conteúdo é interessante para ele ou não.
    • É importante que o resumo/trecho reflita exatamente o conteúdo do artigo destacando o que o artigo tem de melhor.

Padrões

Editar
  • Você pode editar seu blog usando o próprio site ou outro editor que você achar conveniente.
  • Cuidados/Procedimentos quando você não edita no próprio site:
    • Cuidado: Não levar caracteres de formatação para o Blog.
    • Uma prática usada é copiar todo o conteúdo para o Word colando com a opção Mesclar Formatação. Clique na opção Paste e escolha Mesclar formatação. Depois copie e cole no blog novamente que as formatações são eliminadas.
    • Para verificar se o conteúdo está com vários caracteres de formatação, clque em Source (Abaixo do Subtitle).
Título
  • O nome do título deve evitar palavras com acentuação ou caracteres específicos da língua portuguesa. Caso isso, não seja possível, corrija na url trocando os carecteres acentuados por o caracter sem acentuação. Ex; ç por c; á por a; e assim por diante.
Imagens
  • Não será feita nenhuma publicação sem pelo menos uma imagem.
  • Caso for usado apenas uma imagem ela deve ser replicada no resumo/trecho com tamanho reduzido.
  • Imagens devem respeitar os direitos autorais
  • Abaixo nossa recomendação de tamanho usado:

Objetivo

Width

Horizontal

Height

Vertical

Comentário

Resumo

150

150

 

Início

550

550

 

Mais importante respeitar a medida horizontal

Passo a Passo - Parte 1 - Conteúdo

Clique no Menu Superior Artigos - Blog de Gerenciamento de Projetos ou neste link.

Na página do blog, ao lado do menu lateral esquerdo, você verá a imagem abaixo:

 

Clique em Adicionar 'Post'

Será apresentado a tela abaixo:

 

Entre com o Título (evite acentuações e "ç"). Caso elas sejam necessárias, corrija depois o nome da Url.

Entre com o Subtitle (subtítulo) se desejar.

Digite todo o conteúdo do blog usando as opções do menu do editor, ou faça em qualquer editor de texto de sua preferência, copie e cole no espaço reservado abaixo do SubTitle.

Não precisa informar a Url, pois, ela é gerada automaticamente. Em alguns browsers, o refresh não é automático e a url é gerada somente quando o post é atualizado. Não esqueça de corrigir eventuais acentuações como descrito em nossos padrões acima.

Marque as categorias relacionadas ao seu blog

Abaixo das categorias, selecione as opções desejadas. Abaixo as opções marcada como default

 

Desmarque o "Está Publicado?" caso o post ainda não estiver pronto.

Os demais itens, sugerimos deixar as opções padrão.

Clique em Atualizar.

Passo a Passo - Parte 2 - Resumo/Trecho

Após atualizado o conteúdo, Edite Novamente seu blog para atualizar o Resumo/Trecho.

Caso você tenha desabilitado a opção "Está Publicado?", Você encontrará seu blog através da página do blog  blog-de-gerenciamento-de-projetos selecionando "Administration". Detalhes em Informações Adicionais.

Caso tenha publicado, Entre novamente no blog e selecione Editar para atualizar o Resumo/Trecho e fazer ajustes no conteúdo caso desejar.

Com a janela aberta, clique em Resumo/Trecho para editar seu Resumo. Respeite os padrões de imagem descritos acima.

Saiba Como incluir uma imagem em uma página

 

Informações Adicionais

Caso você tenha desabilitado a opção "Está Publicado?", Você encontrará seu blog através da página do blog  blog-de-gerenciamento-de-projetos selecionando "Administration"

Na tela seguinte, selecione Drafts e selecione o seu blog para continuar editando.

 

Veja também