Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Os ativos de processos organizacionais são os ativos relacionados aos processos da empresa que contribuem para o o sucesso do projeto.
Quanto maior o nível de maturidade da organização em gerenciamento de projetos, maior a contribuição dos seus ativos de processos organizacionais em seus projetos.
Podem ser:

  • Planos formais ou não, políticas, diretrizes e procedimentos.
  • Procedimentos de qualidade, auditorias, listas de verificação, instruções de trabalho, regras gerais em diversas áreas
  • Requisitos de comunicação, gerenciamento de questões e defeitos, controles financeiros e tratamento de riscos, ...
  • Base de conhecimento dos projetos passados da empresa como Lições aprendidas, informações históricas, ou qualquer informação documentada que possa ajudar no sucesso dos novos projetos.

Se você tem um Escritório de Projetos eficiente, seus ativos de processos organizacionais contribuirão de forma efetiva para o sucesso do seu projeto.
Os ativos de processos organizacionais são entradas (citados em 34) e saídas (suas atualizações são citados em 13) para muitos processos do Guia PMBOK®.

Veja também

Lições aprendidas

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos: Licoes Aprendidas.docx

Metodologia PMO: 5.5.2Lições aprendidas