Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

0
0
0
s2smodern

O Guia PMBOK® diz que a EAP (Estrutura Analítica do Projeto, ou WBS - Working Breakdown Structure) termina em "pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser agendado, ter seu custo estimado, monitorado e controlado". Mais ainda: "No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado do esforço e não o próprio esforço." (p. 116).

Ou seja, o nível mais baixo da EAP são as entregas, as mesmas listadas na declaração de escopo, nenhuma a mais, nenhuma a menos. Para evitar confusão, eu prefiro usar o termo "entregas" (deliverables), e não mais "pacotes de trabalho" (workpackages), já que é de escopo que estamos falando.

E aí o leitor pergunta: "Mas e as atividades do cronograma (também chamadas de tarefas em algumas ferramentas)? Não fazem parte da EAP? No MS-Project® a EAP pode ser exibida para o cronograma inteiro...".

Aqui há uma questão semântica, i.e., de definição de vocabulário do Guia PMBOK®, e outra de ordem prática. A questão semântica é: EAP, pelo Guia PMBOK®, é saída de um processo da área de conhecimento escopo, anterior à definição de atividades, portanto, a EAP não contém atividades. A questão de ordem prática é: não seria útil, na identificação das atividades seguir decompondo a EAP abaixo do nível das entregas? Sim, é útil de fato, e você não está proibido de fazê-lo, mas, novamente, é de escopo que estamos falando ao montar a EAP, não de atividades ou tempo. Além disso, por fazer parte da linha de base de escopo, a EAP é usada como veículo de comunicação com o Patrocinador e outras partes interessadas que normalmente não estão interessados em acompanhar um nível de detalhe maior do que o de entregas.

A seguir: "O GP pode propor mudanças ao Patrocinador? Como e quando?".

Conheça melhor Fernando Dias e veja seus outros artigos e contribuições para nossa Comunidade de GPs.

Saiba mais

Tem alguma dúvida sobre gerenciamentos de projetos? Pergunte ao PMO
Blog de gerenciamento de projetos
Gestão eficiente de projetos
O Guia do GP
Metodologia PMO
Processos de gerenciamento de projetos
Entradas, Ferramentas e técnicas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Exemplos de Projetos
Aqui, o Gerente de Projetos...
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Fórum de Discussão sobre os templates

 

itmplatform

Login

Online