Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Recursos Humanos

Recursos Humanos é um dos nossos  por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O é feito por você e para você. Você pode:

  • Conhecer abaixo todo o conteúdo sobre Recursos Humanos;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no forum exclusivo sobre recursos humanos;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • Equipes multiculturais

    Equipes Multiculturais

    Antes apenas esporadicamente, hoje boa parte dos Gerentes de Projeto cedo ou tarde irá trabalhar com equipes multiculturais, sejam elas presenciais ou remotas (caso mais comum).

    O desafio é entender o background cultural de uma equipe de um país (ou até

    ...
  • Equipes Remotas

    O gerenciamento de projetos é, por sua própria natureza, um desafio constante. Lidamos com pessoas, suas emoções, suas distintas personalidades, seus desejos e muitas outras complexidades...

    Esse desafio é multiplicado algumas vezes quando essas pessoas, que formam sua equipe,

    ...
  • Calendários dos recursos

    Os calendários dos recursos contém a quantidade e a disponibilidade dos recursos do projeto.

    Muito importante para a área de tempo por ser base para calcular o prazo do projeto e de suas atividades e para a área de aquisições por conter os calendários dos recursos

    ...
  • Designações do pessoal do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, o pessoal do projeto estará pronto quando pessoas apropriadas tiverem sido designadas.

    A documentação dessas designações pode incluir um diretório da equipe do projeto, memorandos para membros da equipe, e inclusão de nomes em outras partes do plano de

    ...
  • Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.
    A equipe é composta por pessoas com funções e responsabilidades atribuídas com foco no término do projeto.

    ...

  • Planejar o gerenciamento dos recursos humanos

    Planejar o gerenciamento dos recursos humanos ou desenvolver o plano de recursos humanos tem como objetivo identificar e documentar as funções, responsabilidades, competências necessárias e relações hierárquicas.

     

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 9.1

    ...
  • Mobilizar a equipe do projeto

    Mobilizar a equipe do projeto tem como objetivo obter os recursos humanos necessários para o projeto.
     

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 9.2 Mobilizar a equipe do projeto (Guia PMBOK®)

  • Desenvolver a equipe do projeto

    Desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo melhorar as competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
    Deve ocorrer durante todo o ciclo de vida do projeto, mas apresentam melhores benefícios quando conduzido no início do projeto.

    ...
  • Gerenciar a equipe do projeto

    Gerenciar a equipe do projeto tem como objetivo acompanhar o desempenho da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e coordenar mudanças para melhorar o desempenho do projeto.
    A estrutura organizacional projetizada dá mais autonomia para o gerente de projeto gerenciar sua equipe, em estruturas matriciais e

    ...
  • Plano de gerenciamento dos recursos humanos

    O plano de recursos humanos, ou, plano de gerenciamento dos recursos humanos, é um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto.
    Ele fornece orientação sobre como os recursos humanos do projeto devem ser definidos, mobilizados, gerenciados, controlados e, por fim, liberados.

    Processos

    ...
  • Avaliação do desempenho da equipe

    O gerente de projeto deve avaliar constantemente o desempenho da equipe do projeto.
    Quando houver alguma performance abaixo do esperado, o GP deve identificar suas causas e atuar imediatamente fornecendo todas as ferramentas e a capacitação necessária para garantir um time motivado e com boa performance.
    O GP

    ...
  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia

    ...
  • Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e

    ...
  • Organogramas e descrições de cargos

    Organograma é a forma gráfica de apresentar a estrutura da organização, no nosso caso, a estrutura organizacional do projeto.
    A forma mais comum de representar a estrutura organizacional do projeto é através de um gráfico apresentando a hierarquia do projeto.
    Complementar ao

    ...
  • Rede de relacionamentos

    A rede de relacionamentos, mas, conhecida pelo termo inglês, Networking, é essencial para ter sucesso em seus projetos.
    Os projetos dependem das pessoas, e o networking permitirá que você se aproxime das pessoas criando uma rede sólida de amigos que poderão lhe ajudar em seus projetos.
    O

    ...
  • Teoria Organizacional

    A Teoria organizacional estuda as organizações e suas relações em diferentes níveis de análise:

    • Macro: Estudo de populações de organizações / Campos organizacionais / Ambiente de organizações
    • Organizacional: Análise da
    ...
  • Pré-designação

    Pré-designação consiste em designar parte da equipe antes de iniciar o projeto.

    Muito útil, principalmente, para os membros da equipe críticos para o sucesso do projeto e difíceis de serem encontrados.

  • Negociação

    Negociacao

    Como em todos os projetos, os recursos são limitados, e a cada dia mais escassos, e a negociação torna-se ferramenta indispensável para montar e gerenciar a equipe do projeto.

    negociacaoConhecer bem a comunicação não verbal

    ...
  • Contratação

    Com equipes cada vezes mais enxutas, contratar parte da equipe do projeto é quase uma premissa para os projetos.
    Por esse motivo é sempre importante ter bons fornecedores selecionados que possuam bons recursos.

    Para definir quem contratar, use a Análise de Fazer ou

    ...
  • Equipes virtuais

    Devido ao aperfeiçoamento da tecnologia de audio e video conferência e com o trânsito cada dia pior, ter parte da equipe fora está cada dia mais fácil para a empresa e mais motivador para a equipe.
    Porém, trabalhar com equipes virtuais aumenta a complexidade do projeto tornando fundamental planejar

    ...

itmplatform

Login