Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Custos

Custos é um dos nossos  por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O é feito por você e para você. Você pode:

  • Conhecer abaixo todo o conteúdo sobre Custos;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no forum exclusivo sobre custos;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • Estimativas dos custos das atividades

    Para estimar o custo de uma atividade deve-se considerar todos os recursos (diretos ou indiretos) a serem usados na mesma.

    Esses recursos podem ser mão-de-obra, materiais, equipamentos, entre outros.

    Para alocar os custos indiretos, normalmente, usa-se critérios de rateio.

    Abaixo uma tabela com custos indiretos e

    ...
  • Linha de base dos custos

    A linha de base dos custos é o orçamento do projeto aprovado pelo seu patrocinador no término do planejamento.

    Ela pode ser gerada através de uma planilha com as Previsões do orçamento ou ainda através do próprio ...

  • Plano de gerenciamento dos custos

    Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento dos custos define o formato e estabelece as atividades e os critérios de planejamento, estruturação e controle dos custos do projeto.
    Ele faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto.

    Apesar de não ser citado

    ...
  • Gerenciamento dos custos do projeto

    Fundamentos:

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

    ...

  • Estimar os Custos

    Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.
    Custo é a remuneração dos fatores de produção (mão-de-obra, capital, máquinas, instalações, materiais e serviços)

    ...
  • Determinar o Orçamento

    Determinar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.

     

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.3 Determinar o orçamento (Guia PMBOK®)

  • Controlar os Custos

    Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.
     

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.4 Controlar os custos (Guia PMBOK®)

  • Base das estimativas

    As bases das estimativas devem conter:

    • Como a estimativa foi desenvolvida;
    • Premissas assumidas;
    • Restrições;
    • Intervalo de variação das estimativas;
    • Nível de confiabilidade da estimativa final.

    Processos relacionados:

  • Requisitos de recursos financeiros do projeto

    Os requisitos de recursos financeiros do projeto são gerados a partir da linha de base do desempenho de custos.

    Considera-se o fluxo de caixa previsto e as necessidades de financiamentos, o que pode implicar em reservas de gerenciamento.

    Processos relacionados:

  • Previsões de custo

    As previsões de custos ou do orçamento são calculadas usando o gerenciamento do valor agregado baseando-se na performance atual e o que falta para concluir o projeto.
    Elas devem ser documentadas e comunicadas às partes interessadas.

    Veja também

    ...

  • Fundamentos de gerenciamento de projetos

    Fundamentos de gerenciamento de projetos

    Nesta seção, esclarecemos os fundamentos de gerenciamento de projetos, fornecendo a base necessária para aprofundarmos nas áreas de conhecimento do Guia PMBOK® e seus processos. Vide abaixo cada um dos fundamentos.

    Fundamentos</p>... </span> </li> <li class=

    Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia

    ...
  • Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e

    ...
  • Planejar o gerenciamento dos custos

    Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.1 Planejar o gerenciamento dos custos (Guia PMBOK®)

  • Ferramentas de Custos do Guia PMBOK

    Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento dos custos do projeto

  • Análise de proposta de fornecedor

    A análise de propostas de fornecedores qualificados é muito importante para validar os custos estimados.
    Quando orçamos inicialmente o projeto ou o pacote de trabalho adquirido, muitas vezes, não temos o detalhamento e o domínio necessário sobre o que está sendo adquirido.
    As

    ...
  • Agregação de custos

    A agregação de custos é usada para totalizar os custos por pacote de trabalho conforme a EAP.
    Os softwares de gerenciamento de projetos, como o Microsoft Project e o Primavera, fazem a agregação dos custos para o GP, totalizando no maior nível que é o do projeto.

  • Relações históricas

    As relações históricas são usadas pelas técnicas:

    para estimar os custos e os prazos do projeto.

    São analisadas as bases

    ...
  • Reconciliação dos limites de recursos financeiros

    Os projetos tem recursos financeiros limitados e precisam ser gastos de forma efetiva.
    A reconciliação é usada para identificar se os gastos foram feitos conforme planejado e para evitar grandes variações no fluxo financeiro.

  • Restrição Tripla em projetos

    Como costumo dizer: "Não existe almoço grátis".

    Talvez essa seja uma boa forma de explicar a restrição tripla em projetos, também conhecida como triângulo das

    ...