Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Partes interessadas

Partes interessadas é um dos nossos  por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O é feito por você e para você. Você pode:

  • Conhecer abaixo todo o conteúdo sobre Partes interessadas;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no forum exclusivo sobre partes interessadas;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • Suporte da alta administração

    Quando trabalhava no Martins, meu primeiro grande projeto foi a implantação de um fluxo de requisição de compras de bens e serviços. Antes de mim, dois outros gerentes de projeto, já haviam falhado na implantação do mesmo.

    Basicamente, iriamos mudar a alçada dos diretores

    ...
  • A importância de saber ouvir e de definir requisitos mínimos

    Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava cinco meses atrasado.

    Era a primeira implantação no Brasil do Sistema de Crédito da empresa que me contratou, e a primeira grande implantação na baixa plataforma no Banco.

    Depois de onze meses de

    ...
  • Registro das partes interessadas

    O registro das partes interessadas contém todos os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:

    • Informações de identificação:
      • nome,
      • posição na organização,
      • local,
      • papel no
    ...
  • Identificar as partes interessadas

    Identificar as partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do

    ...
  • Plano de gerenciamento das comunicações

    O plano de gerenciamento das comunicações descreve como os processos de comunicação serão gerenciados desde a identificação das partes interessadas até o encerramento do projeto.
    Ele é um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto.
    Deve ser um documento

    ...
  • Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.
    As expectativas dos stakeholders devem ser constantemente

    ...
  • Saiba mais sobre gerenciamento das comunicações

    Gerenciamento das comunicações

    Guia de Gerenciamento de Projetos

    ...
  • Registro das questões

    Registro das questoes

    O registro das questões (mais conhecido pelo termo em inglês, Issues Log) é o documento que registra todas as questões e problemas ocorridos no projeto.
    Ele é um dos documentos mais importantes do projeto, pois, trata os problemas e as questões do projeto.
    O GP usa o Issues Log para

    ...
  • Registro das mudanças

    Registro das mudancas

    Registro das mudanças, ou Log das solicitações das mudanças, é o documento que registra cada mudança solicitada no decorrer do projeto e controla seu status.
    O Log das solicitações das mudanças é um dos documentos mais importantes do projeto, pois, documenta todas as

    ...
  • Análise de partes interessadas

    A análise de partes interessadas é uma técnica de coleta e análise sistemática de informações qualitativas e quantitativas para determinar interesses a serem considerados.
    Ela identifica interesses, expectativas e influência das partes interessadas e determina seu relacionamento....

  • Análise de requisitos da comunicação

    A análise de requisitos da comunicação determina os requisitos de informações das partes interessadas combinando o tipo e o formato das informações necessárias com uma análise do valor dessas informações.
    Um indicador usado para avaliar a complexidade das

    ...
  • Habilidades interpessoais

    As habilidades interpessoais são fundamentais para o GP gerenciar sua equipe e gerenciar as expectativas das partes interessadas.

    Abaixo algumas das habilidade interpessoais mais usadas pelo GP:

    • Liderança;
    • Desenvolvimento da
    ...
  • Habilidades de gerenciamento

    Algumas das habilidades de gerenciamento:

    • Liderar (1 + 1 = 3): a soma do trabalho em equipe deve ser maior que a soma dos trabalhos feitos de forma individual;
    • Habilidades de apresentação;
    • Negociação;
    • Habilidades
    ...
  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia

    ...
  • Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e

    ...
  • Gerenciamento das partes interessadas

    Gerenciamento das partes interessadas

    O gerenciamento das partes interessadas é a nova área de conhecimento do Guia PMBOK@ Quinta Edição, o que reforça a importância das partes interessadas em nossos projetos.

    Fundamentos

    ...
  • Planejar o gerenciamento das partes interessadas

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.

    planejar o gerenciamento das partes interessadas...

  • Controlar o engajamento das partes interessadas

    Controlar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas eliminando resistências e aumentando o suporte ao projeto.

     

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 13.4 Controlar

    ...
  • Plano de gerenciamento das partes interessadas

    Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas

    O plano de gerenciamento das partes interessadas tem como objetivo principal definir as estratégias para aumentar o apoio, reduzir as resistências e minimizar os impactos negativos das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto.
    Inclui elementos como:

    • Principais partes interessadas que podem
    ...
  • Comunicações do projeto

    As comunicações do projeto são as mais variadas possíveis e são essenciais para garantir o alinhamento entre as partes interessadas do projeto.

    O Gerente de projeto é o responsável para garantir esse alinhamento sempre comunicando de forma precisa, ágil e sem duplas

    ...

Saiba mais gerenciamento das partes interessadas

Guia de Gerenciamento de Projetos

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas sobre as partes interessadas do Guia PMBOK®

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Publicações sobre gerenciamento das partes interessadas

Bibliografia recomendada de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas

  • CHAVES, Lúcio Edi; [et al.]. Gerenciamento da comunicação em projetos , 2ª Edição. São Paulo: FGV, 2010.
  • BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2006.

Especialista em Gestão das partes interessadas

itmplatform

Login

Online