Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Qualidade

Qualidade é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O grupo de interesse é feito por você e para você. Você pode:

  • Conhecer abaixo todo o conteúdo sobre qualidade;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no forum exclusivo sobre qualidade;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • Equipes multiculturais

    Equipes Multiculturais

    Antes apenas esporadicamente, hoje boa parte dos Gerentes de Projeto cedo ou tarde irá trabalhar com equipes multiculturais, sejam elas presenciais ou remotas (caso mais comum).

    O desafio é entender o background cultural de uma equipe de um país (ou até

    ...
  • Equipes Remotas

    O gerenciamento de projetos é, por sua própria natureza, um desafio constante. Lidamos com pessoas, suas emoções, suas distintas personalidades, seus desejos e muitas outras complexidades...

    Esse desafio é multiplicado algumas vezes quando essas pessoas, que formam sua equipe,

    ...
  • Lições aprendidas dos nossos Gerentes de Projetos

    Lições aprendidas

    Aprenda através das lições aprendidas dos gerentes de projeto da nossa comunidade.

    Abaixo as lições aprendidas por Gerente de Projeto:

    ...
  • Métricas da qualidade

    Metricas da Qualidade

    Uma métrica de qualidade é uma definição operacional que descreve, em termos bem específicos, um atributo do projeto ou do produto, e como o processo de controle da qualidade irá medi-lo.
    Uma métrica é medida e possui um valor real.

    Caso o valor real estiver dentro do limite

    ...
  • Listas de verificação da qualidade

    Lista de verificacao da qualidade

    A lista de verificação de qualidade é mais conhecida pelo seu termo em inglês, Checklist.
    Ela identifica o que pode ser controlado e define os itens que devem ser verificados.
    Uma boa prática é manter um padrão, e escrever todos os itens em uma única forma, ou na forma de

    ...
  • Medições do controle da qualidade

    As medições do controle da qualidade são os valores apurados das métricas de qualidade pelo processo de Controle de Qualidade.

    O controle de qualidade mede as variações de performance, custos e prazos.
    Quando estas estão fora do limite de tolerância, o GP deve identificar as causas e tomar ações

    ...
  • Plano de gerenciamento da qualidade

    O Plano de Gerenciamento da Qualidade (PGQ) identifica indicadores relevantes ao projeto e determina como satisfazê-los garantindo aderência com as políticas da empresa e conformidade das entregas com seus requisitos.
    O PGQ descreve como implementar os processos de controle e garantia da qualidade e a melhoria contínua dos processos

    ...
  • Plano de melhorias no processo

    O plano de melhorias no processo descreve como analisar os processos e identificar as atividades que agregam valor.

    Ele é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto ou faz parte do Plano de gerenciamento do projeto ou do ...

  • Gerenciamento da qualidade do projeto

    O Gerenciamento da qualidade em Projetos busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente e envolve todas atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.
    O Gerenciamento da qualidade implementa o sistema de gestão da qualidade por meio de políticas e procedimentos com atividades de

    ...
  • Planejar o Gerenciamento da Qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade tem como objetivos:

    • Identificar os requisitos e/ou padrões da qualidade relevantes ao projeto e suas entregas e determinar como satisfazê-los.
    • Garantir que toda atividade do projeto é aderente com as políticas e padrões da qualidade da empresa e que todas entregas estão em
    ...
  • Realizar a garantia da qualidade

    Realizar a garantia da qualidade tem como objetivo auditar os requisitos da qualidade e os resultados das medidas de controle da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.
    Realizar a garantia da qualidade é base para o processo de

    ...
  • Controlar a qualidade

    Controlar a qualidade tem como objetivos:

    • Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes da qualidade.
    • Identificar maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios.

    É importante ressaltar

    ...
  • Saiba mais sobre Gerenciamento da qualidade

    Guia de Gerenciamento de Projetos

    ...
  • Fundamentos de gerenciamento de projetos

    Fundamentos de gerenciamento de projetos

    Nesta seção, esclarecemos os fundamentos de gerenciamento de projetos, fornecendo a base necessária para aprofundarmos nas áreas de conhecimento do Guia PMBOK® e seus processos. Vide abaixo cada um dos fundamentos.

    Fundamentos</p>... </span> </li> <li class=

    Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia

    ...
  • Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e

    ...
  • Ferramentas de qualidade de gerenciamento de projetos

    Ferramentas usadas principalmente na área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento da qualidade do projeto.

  • Análise de custo-benefício

    A Análise de Custo x Benefício considera o trade-off entre o custo e o benefício de adotar algo (Nova ferramenta, mudança em processos,...).
    Alguns dos benefícios a serem considerados:

    • Menor retrabalho;
    • Maior produtividade;
    • Menor custo;
    • Aumento de
    ...
  • Custo da qualidade

    O custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos.

    Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas. Entre eles:
    Prevenção de custos (Fabricar um produto de

    ...
  • As sete ferramentas básicas da qualidade

    As sete ferramentas básicas da qualidade, também conhecidas como ferramentas de controle de qualidade são muito usadas para resolver problemas relacionados a qualidade. Veja detalhamento nos links abaixo:

    ...

Saiba mais Gerenciamento da qualidade

Guia de Gerenciamento de Projetos

Metodologia PMO

Modelos/Templates e Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre qualidade

Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.

Especialista em Gerenciamento da Qualidade

  • Ainda com dúvida sobre qualidade em projetos?
  • Comparitlhe-a no nosso fórum sobre qualidade que responderemos em até 72 horas.

itmplatform

Login