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A análise de requisitos da comunicação determina os requisitos de informações das partes interessadas combinando o tipo e o formato das informações necessárias com uma análise do valor dessas informações.
Um indicador usado para avaliar a complexidade das comunicações do projeto é o número de canais ou caminhos de comunicação em potencial = n(n-1)/2

  • Onde n é o número de partes interessadas
  • Seu objetivo é determinar e limitar quem se comunicará com quem e quem receberá cada informação.
  • Ex: Projeto com 10 pessoas, 10(10-1)/2 = 45 canais de comunicação possíveis.

Informações mais usadas para a análise:

  • Organogramas;
  • Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas;
  • Disciplinas, departamentos e especialidades envolvidas;
  • Logística de quantas pessoas envolvidas e em que locais;
  • Necessidades de informações internas;
  • Necessidades de informações externas (mídia, público ou fornecedores) ;
  • Registro e estratégia de gerenciamento das partes interessadas.



 

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Artigos sobre gerenciamento das comunicações
Bibliografia recomendada de gerenciamento das comunicações
  • CHAVES, Lúcio Edi; [et al.]. Gerenciamento da comunicação em projetos , 2ª Edição. São Paulo: FGV, 2010.
  • BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2006.
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