Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Segundo o Guia PMBOK®, a análise de fazer ou comprar é uma técnica geral de gerenciamento usada para determinar se um trabalho específico pode ser melhor realizado pela equipe do projeto ou se deve ser comprado de fontes externas.

Considerando 100% do Escopo e baseando-se na EAP, a Análise de fazer ou comprar (também conhecida pelo inglês, Make or Buy Analysis), determina se cada pacote de trabalho do seu projeto pode ser melhor realizado internamente ou adquirido externamente considerando todos os custos relacionados (diretos e indiretos).

Além de comprar ou fazer, outra opção, cada dia mais usada a ser considerada na análise, é a opção de alugar (obter o uso de um bem por prazo e preço determinado)

Abaixo, algumas das características mais comuns quando se decide por:

Fazer

Comprar

Quando se tem mão-de-obra capaz e tecnologia disponível

"Produto de prateleira", custo de adquirir menor que fazer.

Intenção de reter o controle e o conhecimento

Quando o tempo de treinamento necessário não atende o projeto

Falta de fornecedores confiáveis

Produto de mercado normalmente já tem suporte técnico

 

Principais pontos a serem considerados:

  • Core Business
  • Disponibilidade dos recursos
  • Necessidade de fornecimento especializado
  • Necessidade de absorção da tecnologia
  • Restrições do projeto (custo, prazo, de subcontratação...)
  • Existência de fornecedores confiáveis

 

Saiba mais Gerenciamento das Aquisições

Guia de Gerenciamento de Projetos
12. Processos de Gerenciamento das aquisições do projeto
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Ferramentas de Aquisições do Guia PMBOK®
Metodologia PMO
Modelos/Templates e Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
Exemplos de Projetos
Artigos sobre aquisições em projetos
Especialista em Gestão de Projetos
  • Ainda com dúvida sobre integração nos projetos?
  • Comparitlhe-a no nosso fórum sobre Aquisições que responderemos em até 72 horas.

itmplatform

Login